Saldo FGTS Caixa Economica Federal

FGTS: Orientações Gerais, Saldo e Extrato

Todo trabalhador que iniciou contrato de trabalho, regido pela CLT (Consolidação de Leis de Trabalho) a partir de 05 de outubro de 1988 ou que antes desta data já era optante do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem direito.

A Caixa Econômica Federal é o prinicipal ator do FGTS que viabiliza todo o mecanismo de recolhimento dos valores, que devem ser recolhidos até o dia 07 de cada mês sendo esta responsabilidade do Empregador ou do Tomador de Serviços, e em nenhuma hipótese o valor pode ser descontado do salário pago ou devido ao trabalhador.

O valor de recolhimento é habitualmente de 8%, sendo reduzido a 2% nos casos dos menores aprendizes. Para acompanhar a evolução do saldo de sua conta de FGTS o trabalhador precisa solicitar o seu cartão do cidadão em qualquer agência da CAIXA.

Nos casos onde seu FGTS não está sendo recolhido corretamente ou não há o recolhimento mensal do FGTS, a orientação é procurar uma agência da delegacia regional do trabalho.

A Caixa oferece os serviços de consulta online de Saldo FGTS, Extrato FGTS, Atualização de endereço do cadastro FGTS, Saldo de FGTS via celular, e Mensagens sobre FGTS via celular.

O Site oficial do FGTS é o: www.fgts.gov.br